O preto no branco da política habitacional. A intersecção das pautas étnico-raciais e de direito à moradia como estratégia popular na reversão do cenário de austeridade na política habitacional do Distrito Federal –Brasil.

Nascimento, Luiz Wanderson Maia; Bessa, Fernando
Abstract:
A formação de rede dos movimentos sociais que abrangem a pauta de negritude e direito à moradia é muito recente. Por isso, a importância do campo científico acompanhar esse fenômeno político social de modo que a compreensão dos estudos sobre o déficit habitacional e o atendimento às demandas sociais sobre o direito à moradia tenham maior ganho qualitativo de análise, a partir da perspectiva étnico-racial. Ademais, no meio acadêmico a abordagem transversal entre a luta antirracista e as desigualdades entre negros e não negros na ocupação do espaço urbano ainda são muito tímidas. A sociologia urbana e outras abordagens relacionadas a esse tema têm trabalhado mais na perspectiva de análise da inserção das classes de baixa renda no território urbano, sem fazer um recorte étnico-racial. O campo da Ciência Política tem seguido a mesma lógica de análise.Tem estudado e apoiado à elaboração de políticas públicas habitacionais observando apenas o indicador social de renda familiar, sem aprofundar através de estudos empíricos se a política pública é capaz de equalizar os benefícios direcionados pelo programa, contemplando as diferenças étnico-raciais<br /> .Por esse motivo, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar por meio do mapeamento da rede de movimentos sociais que atuam politicamente no Distrito Federal - DF, bem como, analisar como tem se dado a intersecção entre as tradicionais pautas do movimento negro no que se refere à igualdade racial e a luta por moradia digna dos movimentos populares da reforma urbana do DF. Sobretudo, observando esse fenômeno pela ótica de Peter Drucker (1984) com o intuito de identificar na dinâmica organizativa dos atores da rede da política urbana suas estratégias de contorno e projeção de possíveis enfretamentos a um cenário político de aprofundamento de uma agenda antipopular.
Área(s) temática(s):
Año:
2016
Tipo de publicación:
Paper/Extenso Congresos GIGAPP
Número:
2016-104
Serie:
VII Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Politicas Públicas. GIGAPP 03-05 octubre 2016.
Dirección:
Madrid, España
Organización:
GIGAPP. Asociación Grupo de Investigacion en Gobierno, Administración y Políticas Públicas
Mes:
Octubre
Nota:
AVISO IMPORTANTE: CUALQUIER PERSONA O PARTICIPANTE EN CONGRESO GIGAPP DEBERÁ REMITIR UN EMAIL AL AUTOR(A) PRINCIPAL, EN CASO QUE DESEE ACCEDER A UNA COPIA ELECTRÓNICA DE ESTE DOCUMENTO wanderson.ipol@gmail.com
Comentarios:
Trata-se de um investigação específica de um projeto sobre eqüidade racial e políticas públicas cujo os dados coletados, foram obtidos entre 2014 e 2015.
Hits: 11660