Cooperação e articulação intergovernamental: classificação, características e formatos existentes à luz da experiência brasileira

Strelec, Thamara Caroline
Abstract:
A cooperação e articulação intergovernamental tem se apresentado como alternativas para o fortalecimento das capacidades governamentais, principalmente quando estão em pauta políticas públicas que ultrapassam as fronteiras territoriais e jurisdicionais. No Brasil, a adoção de um modelo descentralizado desencadeou, principalmente a partir do final da década de 90, o surgimento de tais mecanismos nos mais diversos setores. Com o intuito de contribuir com um arcabouço teórico e conceitual acerca da temática em questão, foi realizada pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e exploratório, com ênfase na análise de conteúdo e documental. A partir do estudo realizado, constatou-se o avanço da governança territorial no Brasil, embora muitas das iniciativas identificadas estejam em processo de experimentação e aprendizado.
Área(s) temática(s):
Año:
2015
Tipo de publicación:
Paper/Extenso Congresos GIGAPP
Número:
ldcx
Serie:
VI Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Politicas Públicas. GIGAPP IUIOG. 29 sept. 02 octubre 2015.
Dirección:
Madrid, España
Organización:
GIGAPP IUIOG
Mes:
septiembre
Nota:
trabalho realizado com apoio e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº2014/03864-9 e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no âmbito do convênio FAPESP/CAPES. As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a visão da FAPESP/CAPES.
Hits: 11451