Sidebar
×
Buscar...
GIGAPP
Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas
Usted está aquí:
Inicio
Publicaciones/Documentos
construindo-um-modelo-de-articulacao-entre-sociedade-civil-universidade-e-estado-uma-analise-das-inovacoes-desafios-e-perspectivas-do-novo-marco-regulatorio-das-organizacoes-da-sociedade-civil-no-brasil
home
Nosotros
Misión y visión
Convenios
Únete y participa
Noticias
Comunidad
Consejo Académico
Nuestra comunidad
Equipo Humano
Entidades amigas
Grupos de Trabajo
Equipo Editorial
free joomla extensions
joomla template 3
Dr. José A.Hernández
Dr. César N.Cruz-Rubio
Dra. Cecilia Güemes
Dra. Palmira Chavero
D. Álvaro Ramírez-Alujas
Publicaciones
Catálogo
Working Papers
Revistas Amigas
publicaciones (lista tabla)
Congresos
Congreso 2016
Grupos Trabajo 2016
Fotos 2016
GIGAPP Edu
Videos
YOU MUST ENABLED JS
Construindo um Modelo de Articulação entre Sociedade Civil, Universidade e Estado: Uma Analise das Inovações, Desafios e Perspectivas do Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil no Brasil.
Abstract:
Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise preliminar sobre as inovações, desafios e perspectivas trazidas pelo Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil no Brasil (MROSC) com base na concepção e implementação da Lei nº 13.019/2014. Esta legislação tem por finalidade central promover alterações substanciais nas relações entre o poder público e a sociedade civil, revelando, pois, uma grande expectativa para contribuir tanto para o processo de institucionalização e aperfeiçoamento do ambiente jurídico da relação complexa entre Estado e Sociedade civil organizada no Brasil, como também para promoer ações de capacitação dos atores sociais envolvidos (gestores públicos e gestores sociais). Nesse sentido, observa-se que um dos grandes desafios para a implantação da nova legislação está justamente no esforço que deverá ser empreendido para favorecer uma articulação e cooperação mais eficiente e qualificada entre a Administração Pública (em âmbito federal, estadual e municipal) e as OSCs, de modo a avançar no desenvolvimento de interação mais assertiva, transparente e participativa. Vale lembrar que esse esforço de institucionalizar as relações entre OSCs e poder publico no país responde, em grande medida, ao movimento de resistência por algumas lideranças dos movimentos sociais brasileiros com o objetivo de se contrapor aos escândalos que emergiram no início do século XXI em torno do papel de algumas ONGs em fraudes e no mau uso dos recursos públicos, contribuindo desse modo para separar as “boas” das “mas” instituições. Com essa missão a Universidade assumiu o compromisso de contribuir para o fortalecimento da atuação estratégica das OSCs por meio da oferta de ações de educação cidadã e assessoria técnica, de forma sistêmica e pluridisciplinar visando, assim, preparar os atores interessados do Estado da Bahia (gestores públicos e gestores socioterritoriais) a se adequarem às inovações trazidas pelo novo marco regulatório. Espera-se com esse esforço colegiado (entre Estado, Universidade e OSCs) ampliar o nível de conhecimento sobre os novos aspectos que fundamentam os novos processos de contratualização par, assim, fortalecer a participação e o controle social. Com esse objetivo foi implantado na UFBA um projeto denominado de Rede de Inovação Ponto de Gestão MROSC que se propõe a abrir espaços para proporcionar um diálogo promissor sobre essa nova conjuntura institucional estabelecendo uma cooperação interinstitucional entre poder público, Universidade e OSCs. Esse esforço possibilitará que a Universidade tenha a oportunidade de assumir um papel relevante de polo canalizador do processo de fortalecimento institucional das OSCs baianas. Considera-se que incrementar a formação dessa rede estadual possibilitará expandir esse movimento de educação deliberativa através da implantação de metodológicas de formação cidadã desenvolvidas no âmbito desse projeto.
Área(s) temática(s):
2. Gobierno, Instituciones y Comportamiento Políticos
Año:
2017
Tipo de publicación:
Paper/Extenso Congresos GIGAPP
Palabras clave:
Congreso GIGAPP
Número:
GIGAPP2017
Serie:
VIII Congreso Internacional en Gobierno, Administracion y Politicas Publicas
Dirección:
Madrid, España
Organización:
GIGAPP. Asociación GIGAPP
Mes:
Septiembre
Comentarios:
Propuesta aceptada Ponencia/Comunicacion 2017-11 Grupo de Trabajo Especial: Espacios deliberativos Gobernanza y Gestion Políticas públicas.
abs_286_1504952229ArtigoGIGAPP-RededeInovaoPontodeGestoMROSC.pdf
Hits: 14121
Back
Login
Recordarme
Crear una cuenta
¿Olvido su nombre de usuario?
¿Olvido su contraseña?
empty
YOU MUST ENABLED JS