Sidebar
×
Buscar...
GIGAPP
Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas
Usted está aquí:
Inicio
Publicaciones/Documentos
a-participacao-popular-nos-conselhos-de-politicas-urbanas-de-natal-rn-uma-critica-ao-fetichismo-do-direito-urbanistico
home
Nosotros
Misión y visión
Convenios
Únete y participa
Noticias
Comunidad
Consejo Académico
Nuestra comunidad
Equipo Humano
Entidades amigas
Grupos de Trabajo
Equipo Editorial
free joomla extensions
joomla template 3
Dr. José A.Hernández
Dr. César N.Cruz-Rubio
Dra. Cecilia Güemes
Dra. Palmira Chavero
D. Álvaro Ramírez-Alujas
Publicaciones
Catálogo
Working Papers
Revistas Amigas
publicaciones (lista tabla)
Congresos
Congreso 2016
Grupos Trabajo 2016
Fotos 2016
GIGAPP Edu
Videos
YOU MUST ENABLED JS
A participação popular nos conselhos de políticas urbanas de Natal/RN: uma crítica ao fetichismo do direito urbanístico.
Medeiros Ferreira, Ana Mònica
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre a relação necessária entre democracia e justiça como equidade na participação popular bem como fomentar o debate acerca da legitimidade da gestão pública e a concretização do direito à cidade e o direito à participação como direitos fundamentais do cidadão. A pesquisa tem por objeto as funções exercidas pelos conselhos de políticas urbanas na cidade de Natal/RN no Brasil a partir de uma abordagem dialética que busca analisar dois aspectos distintos e complementares. O primeiro refere-se ao debate social, que possibilita a ampliação do olhar sobre a temática da efetivação do direito à cidade na perspectiva marxista-lefebvriana. O segundo diz respeito ao arcabouço jurídico e aos processos para a garantia de tal direito, incluindo a questão da democracia. Para isso, realizamos uma breve incursão no conceito do vocábulo democracia, após esboçamos a contribuição de Robert Dahl para este conceito enquanto ideal a ser perseguido. Por conseguinte, descrevemos a problemática da igualdade e a Justiça como equidade para a concretização dos direitos fundamentais a partir de Jonh Rawls. Analisa-se em seguida a democracia participativa no plano constitucional e a influência dos estudos de Paulo Bonavides, procurando elucidar o verdadeiro significado e sentido da existência da democracia e da participação no interior do ordenamento jurídico. Mais adiante defendemos a participação popular e o direito à cidade como direitos fundamentais. Por fim expomos as conclusões e tecemos algumas reflexões.
Área(s) temática(s):
2. Gobierno, Instituciones y Comportamiento Políticos
Año:
2016
Tipo de publicación:
Paper/Extenso Congresos GIGAPP
Número:
2016-026
Serie:
VII Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Politicas Públicas. GIGAPP 03-05 octubre 2016.
Dirección:
Madrid, España
Organización:
GIGAPP. Asociación Grupo de Investigacion en Gobierno, Administración y Políticas Públicas
Mes:
Octubre
Nota:
AVISO IMPORTANTE: CUALQUIER PERSONA O PARTICIPANTE EN CONGRESO GIGAPP DEBERÁ REMITIR UN EMAIL AL AUTOR(A) PRINCIPAL, EN CASO QUE DESEE ACCEDER A UNA COPIA ELECTRÓNICA DE ESTE DOCUMENTO anamonicamf@gmail.com
Comentarios:
.Trata-se da apresentação dos resultados preliminares da pesquisa de doutoramento em andamento sobre a re-significação do direito à cidade e limites da gestão urbana que tem como campo empírico a cidade de Natal/ RN Brasil.
Hits: 7862
Back
Login
Recordarme
Crear una cuenta
¿Olvido su nombre de usuario?
¿Olvido su contraseña?
empty
YOU MUST ENABLED JS