Amazônia Azul como elemento estratégico de desenvolvimento ao Brasil
Rocha, Livia Sousa
Abstract:
O mar é o grande desencadeador na promoção do desenvolvimento dos Estados por intermédio dos canais de alimentação, transporte e comunicação. Logo, as perspectivas de desenvolvimento sustentável e proteção desse legado se tornou crucial em um mundo cada vez mais globalizado. Hoje, o principal desafio dos Estados costeiros é consolidação de uma mentalidade marítima capaz de contribuir ao processo socioeconômico e à manutenção de uma soberania efetiva.
No caso do Brasil, as discussões em torno da Amazônia Azul, a fronteira marítima brasileira, cresceram nos últimos anos, em especial, após a descoberta de petróleo na camada do pré-sal, especificamente na Plataforma Continental. Todavia, verifica-se que o país, embora, alegue a Amazônia Azul como sendo parte de uma categoria de prioridade, no plano real de suas condições, oferece proteção e desenvolvimento sustentável inferior em relação ao seu valor estratégico indubitavelmente importante para o país.
Dado o contexto exposto, o presente estudo busca reconstruir o contexto do mar nas Relações Internacionais e analisar o contexto estratégico da Amazônia Azul para o desenvolvimento do Brasil. Ademais, o estudo também busca avaliar o fomento para a participação da sociedade brasileira nas políticas públicas e na tomada de decisões sobre a gestão, defesa e desenvolvimento desse patrimônio nacional. Afinal, a promoção de novas políticas, pesquisas e tecnologias poderão demonstrar as reais potencialidades da Amazônia Azul para o desenvolvimento político, econômico e social do país.