Sidebar
×
Buscar...
GIGAPP
Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas
Usted está aquí:
Inicio
Publicaciones/Documentos
comportamento-eleitoral-nos-estados-brasileiros-nas-eleicoes-presidenciais-de-1998-e-2006-e-os-programas-de-transferencia-de-renda
home
Nosotros
Misión y visión
Convenios
Únete y participa
Noticias
Comunidad
Consejo Académico
Nuestra comunidad
Equipo Humano
Entidades amigas
Grupos de Trabajo
Equipo Editorial
free joomla extensions
joomla template 3
Dr. José A.Hernández
Dr. César N.Cruz-Rubio
Dra. Cecilia Güemes
Dra. Palmira Chavero
D. Álvaro Ramírez-Alujas
Publicaciones
Catálogo
Working Papers
Revistas Amigas
publicaciones (lista tabla)
Congresos
Congreso 2016
Grupos Trabajo 2016
Fotos 2016
GIGAPP Edu
Videos
YOU MUST ENABLED JS
Comportamento Eleitoral nos Estados Brasileiros nas Eleições Presidenciais de 1998 e 2006 e os Programas de Transferência de Renda.
Zuccolotto, Robson; da Rocha Diones, Gomes
Abstract:
O resultado das eleições para o cargo de Presidente da República no Brasil, em 2014, aflorou - em boa parte do eleitorado - o sentimento da existência do voto de cabresto após a reeleição da Presidente Dilma Rousseff. São Paulo foi o principal palco das manifestações populares e virtuais que defendiam a recontagem de votos e o impeachment da recém reeleita presidente. O Programa Bolsa Família (PBF) foi a política escolhida para ataque dos manifestantes. Tal programa foi associado à captura de votos dos eleitores, a favor de incumbentes ou seus indicados, provenientes de estados com menor renda, principalmente dos estados da Região Norte e Nordeste. Mas, seriam os programas de distribuição de renda, ou mesmo o fator renda, capazes de influenciar o comportamento eleitoral a ponto de decidir uma eleição presidencial? Para responder a tal pergunta o presente estudo objetiva avaliar o comportamento dos eleitores brasileiros nas eleições de FHC, em 1998, e Lula, em 2006. A pesquisa tem seu suporte teórico calcado em três principais teorias criadas para predizer o comportamento eleitoral: (i) a sociológica, (ii) a psicológica e (iii) a escolha racional. A partir dos dados obtidos foram realizados testes de média e análise de variância – ANOVA. Tendo em vista o cunho exploratório do estudo, utilizou-se, ainda, a técnica de regressão para verificar se há alguma relação entre as variáveis estudadas. O método escolhido para tal análise foi o sistema de equações de regressão, com o uso do estimador dos mínimos quadrados ordinários. Para cumprir o objetivo da pesquisa o trabalho contempla uma introdução que propõe a discussão e estabelece a hipótese de pesquisa; um referencial teórico que discute as principais teorias do comportamento eleitoral, dá uma visão geral sobre programas compensatórios de distribuição de renda, com ênfase no PBF. Por fim, trata-se dos aspectos metodológicos e, em seguida, das análises, resultados e considerações finais. Constatou-se que a renda ou programas de distribuição de renda não são capazes de explicar sozinhos o comportamento eleitoral, bem como o fato de pertencer a faixas mais baixas de renda signifique que o eleitor vote diferente de eleitores do estado de maior renda do Brasil. Isso, de alguma forma, contesta boa parte da literatura que acredita que o fator renda está associado fortemente ao voto das pessoas mais pobres. Apurou-se, ainda, que fatores como localização geográfica e coligação podem, também, ter peso em uma eleição. Isso indicar a necessidade de pesquisas que possam avaliar o peso de variáveis psicológicas, tais como, ideologias, crenças etc.
Área(s) temática(s):
2. Gobierno, Instituciones y Comportamiento Políticos
Año:
2016
Tipo de publicación:
Paper/Extenso Congresos GIGAPP
Número:
2016-434
Serie:
VII Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Politicas Públicas. GIGAPP 03-05 octubre 2016.
Dirección:
Madrid, España
Organización:
GIGAPP. Asociación Grupo de Investigacion en Gobierno, Administración y Políticas Públicas
Mes:
Octubre
Comentarios:
Da Silva Suzart, Janílson. Secretaria do Tesouro Nacional - Brasil. jassuzart@yahoo.com.br; Carvalho Teixeira. Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Brasil. marco.teixeira@fgv.br.Trata-se de um artigo em fase de discussão final para submissão a um periódico para publicação. Todos os autores contam com apoio de suas instituições para participação do congresso. Inclusive um deles já se encontra na Espanha fazendo estágio doutoral.
2016-434.pdf
Hits: 8574
Back
Login
Recordarme
Crear una cuenta
¿Olvido su nombre de usuario?
¿Olvido su contraseña?
empty
YOU MUST ENABLED JS