Sidebar
×
Buscar...
GIGAPP
Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas
Usted está aquí:
Inicio
Publicaciones/Documentos
autonomias-locais-e-organizacao-das-politicas-publicas-de-educacao-uma-abordagem-comparativa-entre-a-espanha-e-o-brasil
home
Nosotros
Misión y visión
Convenios
Únete y participa
Noticias
Comunidad
Consejo Académico
Nuestra comunidad
Equipo Humano
Entidades amigas
Grupos de Trabajo
Equipo Editorial
free joomla extensions
joomla template 3
Dr. José A.Hernández
Dr. César N.Cruz-Rubio
Dra. Cecilia Güemes
Dra. Palmira Chavero
D. Álvaro Ramírez-Alujas
Publicaciones
Catálogo
Working Papers
Revistas Amigas
publicaciones (lista tabla)
Congresos
Congreso 2016
Grupos Trabajo 2016
Fotos 2016
GIGAPP Edu
Videos
YOU MUST ENABLED JS
Autonomías Locais e organização das políticas públicas de educação : uma abordagem comparativa entre a Espanha e o Brasil
Gilda Cardoso de Araujo,
Abstract:
O trabalho tem por objetivo analisar como as relações intergovernamentais na Espanha e as experiências de associativismo municipal na Catalunha podem dialogar e contribuir para o debate, a pesquisa, a formulação de políticas públicas para a definição de normas de cooperação e formas de colaboração entre os entes federados para a oferta de serviços educacionais no Brasil, fazendo avançar as proposições no campo das definições conceituais e operacionais do regime de colaboração. A relevância da abordagem é justificada pelo fato de o associativismo territorial estar se configurando como uma forte proposição na disputa política pela definição da cooperação e da colaboração federativa em matéria educacional, rivalizando, por exemplo, com concepções que defendem a regulamentação, por lei complementar, das normas de cooperação, conforme o disposto do artigo 23 da Carta Magna brasileira. Dessa forma, realizar a pesquisa na Espanha e, mais especificamente na Catalunha, uma província com acúmulo de experiências (comarcas e mancomunidades) traz possibilidades de diálogo com as normativas e as concepções dos consórcios e dos arranjos intermunicipais brasileiros. Acreditamos que essa escolha torna viável analisar como as autonomias locais (municípios), no cenário catalão, se organizam de forma colaborativa e cooperativa para oferta dos serviços educacionais, já que no Brasil os consórcios públicos monotemáticos sobre educação são inexistentes e as experiências de ADE são incipientes. Utilizamos técnicas de pesquisa bibliográfica, de pesquisa documental e de análise de conteúdo. Espera-se que o resultado seja a produção de inferências que articulem teórica, política e metodologicamente, o debate, a pesquisa, a formulação de políticas públicas para a definição de normas de cooperação e formas de colaboração no Brasil.
Área(s) temática(s):
2. Gobierno, Instituciones y Comportamiento Políticos
Año:
2016
Tipo de publicación:
Paper/Extenso Congresos GIGAPP
Número:
2016-509
Serie:
VII Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Politicas Públicas. GIGAPP 03-05 octubre 2016.
Dirección:
Madrid, España
Organización:
GIGAPP. Asociación Grupo de Investigacion en Gobierno, Administración y Políticas Públicas
Mes:
Octubre
Comentarios:
Projeto de Pós-Doutorado em andamento (dados preliminares de pesquisa) desenvolvido no Instituto de Estudos das Autonomias (IEA) do Governo da Catalunha e no Instituto de Governo e Polìticas Públicas (IGOP) da Universidade Autônoma de Barcelona , com o apoio da CAPES (Brasil).
Hits: 8618
Back
Login
Recordarme
Crear una cuenta
¿Olvido su nombre de usuario?
¿Olvido su contraseña?
empty
YOU MUST ENABLED JS