Coesão Territorial através da Aliança Comunidade e Poder Público na Execução de Política Públicas de Economia Solidária no Brasil: A Utilidade Social dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento

Silva Júnior, Jeová Torres; França Filho, Genauto Carvalho; Rigo, Ariádne Scalfoni
Abstract:
Neste paper tem-se por objetivo apresentar e analisar a experiência dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCD) brasileiros, empreendimentos do campo das finanças solidárias que ao se articularem com políticas públicas nacionais economia solidária assumem um destacado papel de promotores do desenvolvimento territorial, do empoderamento e da organização comunitária, ao articular – simultaneamente – produção, consumo, comercialização, financiamento e capacitação das comunidades do território o qual estão implantados. Os resultados caminham no sentido de que os BCD são práticas sui generis de organizações inovadoras no âmbito da execução das políticas públicas para o desenvolvimento endógeno de territórios, no Brasil.
Área(s) temática(s):
Año:
2015
Tipo de publicación:
Paper/Extenso Congresos GIGAPP
Número:
vijt
Serie:
VI Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Politicas Públicas. GIGAPP IUIOG. 29 sept. 02 octubre 2015.
Dirección:
Madrid, España
Organización:
GIGAPP IUIOG
Mes:
septiembre
Nota:
Reforço que além de mim, este artigo tem outros dois autores:Ariádne Scalfoni Rigo (NPGA/UFBA) - E-mail: ariadnescalfoni@gmail.com. Genauto Carvalho França Filho (NPGA/UFBA) - E-mail: francafilhogenauto@gmail.com.. Este paper é parte da tese de doutorado "Gestão social e finanças solidárias: a utilidade social na centralidade da avaliação de bancos comunitários no Brasil", com previsão para conclusão em 2016. Para tanto conta com apoio na forma de bolsa do governo brasileiro através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq/MCTI) desde 2012. Em 2014, recebeu apoio na forma de bolsa do governo brasileiro através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC).
Hits: 10192