O presente Grupo de Trabalho tem como objetivo debater pesquisas relacionadas às transformações ocorridas no papel e função do Estado no contexto de crises e oportunidades como polos contraditórios e complementares na dinâmica do desenvolvimento local, regional e internacional.
Serão privilegiadas propostas que apresentem novas perspectivas analíticas e metodológicas para o debate contemporâneo sobre planejamento, gestão pública e participação social.
Este GT pretende discutir as organizações públicas como lócus teórico-empírico de análise per se. A expectativa é a de que ele traga para o centro do debate as organizações públicas como instituições que se diferenciam das instituições privadas na medida em que não são balizadas pelo lucro ou pelo posicionamento no mercado, mas sim, por serem instituições estratégicas no que tange ao desenvolvimento nacional em seus aspectos mais abrangentes. Outro ponto a ser destacado neste GT são os instrumentos e tecnologias de gestão como elementos estratégicos e inovadores no enfrentamento de novos e antigos obstáculos para o desenvolvimento, quais sejam: sustentabilidade, equidade, justiça social, dentre outros. Importante ressaltar que ao se definir um instrumento ou tecnologia de gestão é preciso que se admita que esses trazem consigo uma politicidade interna, ou seja, não são instrumentos neutros ou desprovidos de interesses, no sentido sociológico do termo, portanto precisam ser analisados à luz dos objetivos estratégicos definidos pela organização pública ao qual estão submetidos.