Rede de relações sociais e arranjos institucionais da agricultura familiar na zona da Mata em Minas Gerais, Brasil: Novas formas de governança nas políticas públicas?

  • Ana Paula Teixeira de Campos Universidade Federal de Viçosa
  • Claudia Job Schmitt Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-1248-2994

Resumen

Este artigo busca apreender as interfaces estabelecidas entre organizações sociais e políticas públicas na implementação de programas e ações de desenvolvimento rural no Brasil. Dedica especial atenção aos arranjos institucionais e redes de relações construídas ao longo do tempo em um contexto municipal, avaliando seus efeitos no que diz respeito à participação e à estruturação de novas formas de governança. O estudo foi realizado no município de Araponga, no estado de Minas Gerais, através de uma pesquisa ancorada em métodos qualitativos e análise de redes sociais. Os resultados reforçam a importância das redes de relações e organizações locais no acesso às políticas públicas, apontando também para dificuldades enfrentadas pelas organizações de agricultores na articulação entre diferentes programas.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ana Paula Teixeira de Campos, Universidade Federal de Viçosa
Ana Paula Teixeira de Camposé Doutora em Ciências Sociais (CPDA/UFRRJ), pós doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, na Universidade Federal de Viçosa (PP-GAdm/UFV), integrante do Núcleo deEstudos em Administração Pública, Governo e Sociedade (N+APGS) e do Grupo de Pesquisa Análise de Políticas Públicas (GPeAPP).
Claudia Job Schmitt, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Claudia Job Schmitt é Doutora em Sociologia, professora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e integrante da equipe de pesquisadores do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA).

Publicado
2017-10-16
Cómo citar
Campos, A. P., & Schmitt, C. J. (2017). Rede de relações sociais e arranjos institucionais da agricultura familiar na zona da Mata em Minas Gerais, Brasil: Novas formas de governança nas políticas públicas?. GIGAPP Estudios Working Papers, 4(72-78), 379-398. Recuperado a partir de https://gigapp.org/ewp/index.php/GIGAPP-EWP/article/view/81