Género y cuidado de personas mayores
Hacia una correcta democratización de los cuidados
Resumo
O envelhecimento é um dos fenômenos demográficos que recebe atenção significativa na literatura acadêmica, mas o cuidado com idosos deve ser enquadrado em perspectivas mais amplas sobre o trabalho de cuidado, a equidade de gênero e as considerações territoriais. Este artigo visa, por meio de um estudo comparativo e qualitativo entre três municípios da Comunidade Valenciana, diagnosticar a situação atual da prestação e do acolhimento de cuidados na velhice. Como resultado dessa abordagem inicial, foram observados os seguintes achados: 1) insuficiência de benefícios, serviços e informações sobre o cuidado; 2) articulação e coordenação institucional inadequadas; 3) reprodução de desigualdades de gênero, raça e socioeconômicas. Tudo isso dificulta o desenvolvimento de políticas de cuidado integral diante das desigualdades existentes entre os contextos rural e urbano, aumentando, em última análise, as violações de direitos enfrentadas por mulheres cuidadoras e idosas. Para enfrentar esse desafio, o texto propõe uma série de ações como um roteiro para a democratização do cuidado.
Downloads
Referências
Arroyo, Mª C. 2015. Envejecimiento, cuidados y política social. Continuidades y cambios en Argentina y México. América Latina Hoy 71. Ediciones Universidad de Salamanca.
Camarero, L. 2009. La población rural en España. De los desequilibrios a la sostenibilidad social. Barcelona: Fundación La Caixa.
CSIC. 2022. Un perfil de las personas mayores en España 2022. Madrid: España
Del Molino, S. 2016. La España vacía. Viaje por un país que nunca fue. Madrid: Turner.
Delgado, D., et al. 2024. Estrategia estatal para un nuevo modelo de cuidados en la comunidad: un proceso de desinstitucionalización (2024-2030). Madrid: Ministerio de Derechos Sociales, Consumo y Agenda 2030.
Díaz, C. 2018. Investigación cualitativa y análisis de contenido temático. Orientación intelectual de revista Universum. Revista General de Información y Documentación 28. España: Ediciones Complutense.
Ezquerra, S. y Mansilla, E. 2018. Economía de los cuidados y política municipal: hacia una democratización de los cuidados en la ciudad de Barcelona. Colección Estudios del tiempo y cuidados. Barcelona: Ajuntament de Barcelona.
GVA. 2023. Centros de día acreditados para personas mayores dependientes. Valencia: Sistema Public de Serveis Socials.
GVA. 2023. Residencias acreditadas para personas mayores dependientes. Valencia: Sistema Public de Serveis Socials.
Hermosilla, J., et al. 2023. La economía de los cuidados y el mercado laboral valenciano. Valencia: Universitat de València.
INE. 2010. Encuesta de Empleo del Tiempo (EET). Madrid: INE.
INE. 2023. Proyecciones de Población 2022-2072. Madrid: INE.
INE. 2024. Padrón continuo a 1 de enero de 2024. Madrid: INE.
Instituto de las Mujeres. 2023. Documento de Bases por Los Cuidados. Madrid: Catálogo de publicaciones de la Administración General del Estado.
Meneses, J, y Rodríguez-Gómez, D. 2011. El cuestionario y la entrevista. Barcelona: Universitat Oberta de Catalunya.
ONU Mujeres y CEPAL. 2021. Hacia la construcción de sistemas integrales de cuidados en América Latina y el Caribe: elementos para su implementación. Santiago: ONU Mujeres y CEPAL
Osorio, P., et al. 2022. Organización social de la provisión de cuidados a personas mayores en territorios rurales: los casos de España y Chile. Cultura de los Cuidados, 26 (62).
Copyright (c) 2025 Ayla Grancha Fernández (Autor/a)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que possuem publicações com esta revista, aceitam os seguintes termos:
a. Os autores reterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Creative Commons Atribuição-NãoComercial-Compartilhamento pela mesma categoria 4.0 Internacional (Licença de Reconhecimento CC BY-NC-SA). 4.0) que permite terceiros partes a compartilhar a obra, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados nesta revista.
Com esta licença de acesso aberto, os leitores (usuários) podem:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Sob os seguintes termos:
-
Atribuição — usuários deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
-
NãoComercial — usuários não pode usar o material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual — Se remixar, transformar, ou criar a partir do material, usuários tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — usuários não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
b. Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em arquivo telemático institucional ou publicá-la em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
c. Os autores estão autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em arquivos telemáticos institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações do trabalho publicado. (Consulte O efeito do acesso aberto). Restrinja de maneira significativa os outros de fazerem qualquer coisa que a licença permitir.