A cidade dentro da cidade: A economia criativa do bairro da liberdade na cidade de Salvador/BA como vetor para o desenvolvimento social

Cabral, Bárbara Barbosa; Castro, Josefa Genilda Oliveira
Abstract:
A cidade dentro da cidade: A economia criativa do bairro da liberdade na cidade de Salvador/BA como vetor para o desenvolvimento social. O território criativo é construído a partir de uma cadeia produtiva que envolve cultura, política, economia e diversidades. Estas se unem para subsidiar estratégias, planejamento e ações que geram o desenvolvimento local sustentável. A economia criativa tem a criação e a inovação como matérias-primas. Desse modo, origina-se uma cadeia produtiva baseada no conhecimento e capaz de produzir riquezas, gerar empregos e distribuir renda. Na economia criativa os aspectos culturais são valorizados e a fixação da identidade cultural dos agentes econômicos garantem a sua valorização, o aperfeiçoamento dos trabalhos e a geração de renda para as famílias. A estratégia da economia criativa além de fortalecer a cadeia produtiva local gera suporte de ideias e soluções para dialogar e interagir com demais problemas urbanos, por exemplo, em diversas escalas urbanas e territoriais. Percebe-se assim, que a economia criativa pode subsidiar planejamentos, estratégias e ações que vinculadas promovem o desenvolvimento sustentável das cidades. O bairro da liberdad é considerado o bairro mais negro de Salvador. Ele tem vida própria e intena diversidade cultural. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, a Liberdade expressa uma grande diversidade, seja em relação ao comportamento, costumes, manifestações religiosas ou culturais. O bairro expande continuamente os seus domínios e limites geográficos, agregando ruas, becos e ladeiras de locais como Japão, Queimadinho, Curuzu, Guarani, Estica, São lourenço e Favela. Mesmo que, oficialmente, não façam parte do bairro, as localidades sofrem com suas influências étnico-culturais. Esse estudo buscou identificar a formação da cadeia produtiva no bairro da Liberdade a partir da sua economia criativa, que promove o desenvolvimento econômico e social sustentável do local, além de estimular a competitividade. Tais resultados podem ser vinculados a ações futuras vinculadas aos conceitos de economia criativa e inovação e demais projetos e estratégias voltados à gestão pública ou outras áreas podem ser desenvolvidos.
Área(s) temática(s):
Año:
2016
Tipo de publicación:
Paper/Extenso Congresos GIGAPP
Número:
2016-009
Serie:
VII Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Politicas Públicas. GIGAPP 03-05 octubre 2016.
Dirección:
Madrid, España
Organización:
GIGAPP. Asociación Grupo de Investigacion en Gobierno, Administración y Políticas Públicas
Mes:
Octubre
Comentarios:
Colaboran Silva, Ivandilson Miranda - Professor- Unime Salvador-,E-mail . ivandilson-silva@ig.com.br Vergasta, Patrícia Dantas - Coordenadora academica - Unime Salvador Email:patricia.vergasta@kroton.com.br Falcão, Wilmara Dantas Colaboran Professora Unime Salvador E-mail:marafalcao@gmail.com Arantes, Liana Almeida de Professora E-mail: lianarantes@yahoo.com.br.
Hits: 10290