O Trabalho do Instituto Universitário Nacional De Diretos Humanos Madres De Praça de Maio (IUNMa) como Política Pública de Educação Para a América Latina.

Abstract:
Este trabalho objetiva reflexões teóricas sobre a criação em 2015, do Instituto Universitário Nacional De Diretos Humanos Madres De Praça de Maio (IUNMa), como política publica de educação para fortalecimento da cidadania na América Latina. O instituto carrega o legado da antiga Universidade das Mães da Praça de Maio que foi criado em 2001 para demonstrar a importância do conhecimento/saber em suas diversidades e práticas sociais e como ciência produzida, nessa instituição. A experiência das universidades populares, têm se constituído como possibilidade/realidade ante o processo do não (re) conhecimento e/ou legitimação do acesso da maioria da população pobre ao conhecimento científico/filosófico/social em suas dizibilidades contemporâneas. Tendo as perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras, na Argentina, as Mães da Praça de Maio (mulheres que se organizaram politicamente, em 1975, para buscar notícias sobre o paradeiro de seus filhos que eram presos políticos, consolidaram no início do século XXI) consolidaram, a Universidade Popular das Mães como instrumento de construção de conhecimento científico e práticas sociais cidadã. O Instituto depende administrativa e economicamente do Ministério da Justiça e Direitos Humanos e por sua característica a oferta acadêmica se estrutura na área de formação profissional, investigação, produção e extensão no campo das ciências humanas e sociais com orientação em direitos humanos e tem como principio substancial a formação acadêmica integral em um todo harmônico com o regime democrático e republicano da República Argentina. Essa política pública de educação tem possibilitado a inserção de diversos jovens no mundo acadêmico e contribuindo para a entrada desse público no mercado de trabalho.
Área(s) temática(s):
Año:
2017
Tipo de publicación:
Paper/Extenso Congresos GIGAPP
Palabras clave:
Congreso GIGAPP
Número:
GIGAPP2017
Serie:
VIII Congreso Internacional en Gobierno, Administracion y Politicas Publicas
Dirección:
Madrid, España
Organización:
GIGAPP. Asociación GIGAPP
Mes:
Septiembre
Comentarios:
Propuesta aceptada Ponencia/Comunicacion 2017-49 Los Organismos Internacionales en la definicion de políticas públicas de educacion en Iberoamérica
Hits: 7542