Envelhecimento: Aposentadoria e Velhice – Fases Da Vida

Palabras clave: Jubilación, Envejecimiento, Ancianos, Vejez

Resumen

Este artigo objetiva apresentar o marco do processo de envelhecimento, que inicia desde a concepção e passa por várias fases do desenvolvimento humano. Como marco, entendemos aqui, uma das fases já avançadas do desenvolvimento que é o indivíduo idoso e a velhice. Nesta fase, convive-se com a aposentadoria, sendo esta também um momento de transição para a velhice. Estudos iniciais se voltavam apenas para as perdas desse momento da vida. A proposta deste trabalho - que fez parte de uma pesquisa de doutorado - é apresentar outro olhar e busca, além de diferenciar conceitos, apresentar os avanços atuais destes estudos. O aumento da população longeva pode ser constatado nos últimos anos, no cenário mundial e brasileiro. Sendo assim, é preciso mostrar a importância desses estudos e compreender os ganhos que podem surgir com o acréscimo de anos de vida ativa, considerada com relevância em tempos atuais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Janes Santos Herdy, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Janes Santos Herdy possui graduação em Psicologia pela Faculdade Celso Lisboa (1978) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1990). Em 1983 especializou-se em Psicologia do Trabalho (Faculdade Celso Lisboa e em 2001 especializou-se em Dinâmica de Grupo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientação de pessoas, qualidade de vida, desenvolvimento de pessoas e da organização, dinâmica de grupo. Seu principal interesse em pesquisa está voltado ao envelhecimento ativo e aposentadoria. Defendeu sua tese de doutorado em Psicologia do Trabalho pela Universidad del Salvador, Buenos Aires, Argentina, em .07 de Maio de 2018. Participa do "Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Gerontologia Social (NIEPGS) e da Associação Nacional de Pesquisas e Estudos sobre envelhecimento (ASPEN).

Publicado
2020-04-02
Cómo citar
Herdy, J. S. (2020). Envelhecimento: Aposentadoria e Velhice – Fases Da Vida. GIGAPP Estudios Working Papers, 7(150-165), 242-260. Recuperado a partir de https://gigapp.org/ewp/index.php/GIGAPP-EWP/article/view/184